sábado, 12 de outubro de 2013

Dica De Livro - MATRIX, Bem-Vindo Ao Deserto Do Real

     Olá, olá... Hoje vim dar um dica de um dos livros que estou lendo atualmente e pessoalmente, até onde li, é muito bom, e ajuda a abrir a mente, oque é ótimo pra quem escreve ou desenha quadrinhos.
     MATRIX, Bem-Vindo Ao Deserto Do Real não é um livro sobre a parte técnica do filme matriz. Não leia esperando saber mais sobre efeitos especiais ou procurando dicas de roteiro. Se você gosta de filosofia e história, se já estudou sobre a vida de Sócrates, Dante, Platão e Descartes, se já parou para pensar um pouco sobre como seria o mundo se o filme Matrix fosse real, acho que ira adora o livro.
    Esta é uma coletânea de William Irwin que copila trabalhos acadêmicos de vários autores, professores, estudiosos e por ai vai... Tudo com uma unica base: Oque é real?
    Não pense que este é um livro onde pessoas que gostam do filme ficam criando hipóteses vazias sobre o assunto. Tudo oque esta escrito tem como base artigos e livros de filosofia, ciências, etc... Tem também bases históricas de comparação  teorias e relatos de grandes autores do passado.

    Eis um trecho do livro:


            "Um padrão estrito máximo para o conhecimento desse tipo é perfeitamente apropriado em contextos filosóficos em que examinamos argumentos a favor e conta o ceticismo. Nos contextos comuns da vida cotidiana, porém, eles são rígidos demais. Por exemplo, se Jon lhe pergunta sobre a previsão do tempo para amanhã e você retruca com perguntas como: "Existe Clima?" ou "O tempo existe de fato?" ou "Oque é amanhã?", Jon pensaria - e com rasão - que você ficou louco. Isso acontece porque padrões diferentes. Em alguns contextos filosóficos, são impostos - e corretamente - padrões muitos rígidos para o conhecimento. Em contextos cotidianos, porém, são exigidos - também corretamente - apenas os padrões normais que todos conhecem, e que se satisfazem pelas vastas coletâneas de conhecimento típico de senso comum, partilhado por todos. Por isso, nos contextos diários, temos de fato o conhecimento de onde nos sentamos, oque estamos fazendo, quais são as condições meteorológicas locais e os resultados dos jogos de beisebol."

     Acho que com isso deu pra entender que é uma leitura um tanto pesada e até mesmo técnica sobre a coisa.Olhem a sinópsia (resumida, porque da uma pagina)do livro:

       "Em Matrix, Bem-Vindo Ao Deserto Do Real, acadêmicos experientes desvendam a Matrix. Eles decodificam os elementos formadores do filme, a Matrix da Matrix, a matéria-base a partir do qual o filme foi concebido, partindo de uma série de associações fantásticas imersas nesse intrincado trabalho de Arte.
       Os autores dos textos recorrem a Sócrates, Platão, Aristóteles, São Tomas de Aquino, Descartes, Kant, Nietsche, Sartre, Sellars, entre outros filósofos para abordar questões como: O que é saber? O que devo saber? O que é real? O que é mente? Oque é liberdade, e como a obtemos? A inteligencia artificial é possível? As respostas a essas perguntas nos levam a explorar muitos dos principais ramos da filosofia. incluindo metafísica, epistemologia, ética, estética, filosofia a mente, filosofia da religião e filosofia politica... (e por ai vai...)"
   
     Matrix é muito mais que um amontoado de linhas de códigos e texturas artificiais, isso dava pra perceber a partir do filme, mas esse livro vai bem mais a fundo sobre a mente humana usando como referencia esse clássico da ficção cientifica. É uma boa leitura, eu recomendo.
    Espero que tenham gostado e até a próxima...  o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário