segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Novo mangá da JBC (de novo), "O Jogo Do Rei" - Ousama Game

oosamagameheader
     No meio de tanta bagunça, eu acabei esquecendo de comentar o novo mangá da JBC, de novo, por que ta tendo noticia de lançamentos toda semana, parece até os tempos de glorias da New Pop, anunciando mangás toda hora (mesmo que não publicasse kk). Anunciado essa semana pelo Cassius "Sem Orelha" (como diz a Mara do "Mais de Oito Mil") em seu vlog disfarçado de canal oficial da editora, o Henshin Online, nesta semana, Ousama Game.
    Ousama Game, ou King's Game, deve ser publicado no final desse ano. Existem pelo menos 3 perguntas que muita gente deve estar se fazendo: Porque outro seinen pela JBC este ano? Porque mais um lançamento em cima da hora se mal anunciaram "Mangá of the Dead"? Qual vai ser o nome indicado por Leonardo Kitsune na reunião para decidir a adaptação do titulo? Bom, levando vários fatos importantes em consideração, podemos ter uma boa ideia (quase certeza) das respostas para essas perguntas. Vamos ver:

 1- Outro seinen? Sim, outro seinen. Porque? Porque a JBC não deve ter conseguido nenhum outro titulo shonen (pra variar, né?!) que pudesse ser competitivo com o novo lançamento mais esperado do ano da..  PANINI. Como todos sabem, mês que vem os gigantes vão atacar este pobre pais que clamou por eles em manifestações gigantescas por todo o pais. Desculpem o trocadilho (se é que alguém intendeu). Sem outro modinha mais forte para lançar, o pobre Medauar teve que escolher um titulo que parecesse inovador no pais. Se é que da pra chamar isso de inovador, embora para ele tudo relacionado a mangás parece algo "novo". Vai saber.

2- Por que anunciar assim em cima da hora? Pelo motivo citado acima. (embora não seja tão em cima da hora assim, temos um mês pra juntar a grana, kk)  E Mangá of the Dead? Bom, Zumbi ta na moda, e o Medauar vai precisar de tempo pra editar Ousama Game, então por que não jogar algo na mão dos otakinhos pra deixa-los felizes antes do "Kyojin Game" que vai ser a disputa por vendas entre os titãs da panini o os gamers da JBC. Provavelmente a disputa no final de novembro vai deixar todo mundo sem grana pro natal, né?!

3- E o titulo traduzido? Ahh... ae entramos em uma área polemica, criticada pela otakuzada... de um lado a editora querendo vender, do mesmo lado o grande publico, que quer ler e não se importa com o titulo... do outro lado, um bando de 12 otakinho reclamando nas redes sociais de todos as traduções de mangás que se tem noticia desde... sei la... Não podemos negar que sempre que possível, o correto é traduzir o titulo, então provavelmente ele sera traduzido (espero que não pelo kitsune) para algo como "O Jogo do Rei", ou algo do tipo, dificilmente sera mantido o titulo em inglês, embora esta seja uma possibilidade, ae seria "King's Game" (que é a mesma merda que o titulo em português)... Isso ainda vai causar mais bagunça nas nets das editoras e assunto pro blog. Eu até prefiro o titulo traduzido, da um clima melhor e de suspense, tipico do seinen.

Ousama Game King Game Jogo do Rei     título completo em 5 volumes e publicado originalmente em 2010 na revista Manga Action (a mesma de Seton – cancelado pela Panini há alguns anos). O mangá é a adaptação da light novel de autoria de Kanazawa Nobuaki (ele também é o responsável pelos roteiros do mangá) e a arte fica por conta de Renda Hitori. Ousama Game também ganhou uma continuação intitulada “Ousama Game Shuukyoku” com 2 volumes e um filme live action em 2011. Uma coisa legal é o fato de o personagem principal ter o mesmo nome do autor. 

     Mais pra frente eu falo mais sobre o titulo. Bom, por agora é isso ae.. até mais. o/

Um comentário: