sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ataque dos Titãs - Shingeki no Kyojin




Ola, ola, depois de seculos...(kkk)... Então... Oque vem gerando um mimimi no face, e imagino que em vários outros lugares, é o tão esperado pelo publico "Shingeki no Kyojin - Attack on Titan", que no Brasil vai ser lançado bimensalmente pela Panini, e recebeu o titulo de "Ataque dos Titãs". Eu pessoalmente não me importo com esse titulo, pra mim ficou bom, era, obviamente, o titulo que esperava que estivesse na tradução. Mas parece que os "otakus" não vêem assim, eles insistem que a editora deveria ter mantido o titulo japonês ou inglês (Lembrando que o sub-titulo em inglês, ta ERRADO, depois explico). Era de se espera que fosse dar esse aue com um mangá que esta na moda hoje em dia, se bem que, nem é o mangá que esta na moda e sim o anime (oque ja não faria sentido o povo que só vê anime ficar reclamando, mas...).
 Como disse não me importo com a tradução do titulo, mas tenho que dizer que comparada a capa japonesa, a maneira que foi colocada esse "Ataque dos Titãs" na capa, fez ela perder muito da intencidade que tinha a capa original. Também acho que o nome do autor, na parte de baixo da capa, não deveria ser colocado com o mesmo design que é escrito "Shingeki no Kyojin" abaixo do titulo. Mas sou obrigado a dizer que comparada as outras capas estrangeiras, como a francesa e a espanhola, a nossa é a melhor.

Enfim, não vou colocar a sinopse do mangá aqui, acredito que todos já conhecem a historia. Talvez eu faça um post falando só da historia outro dia.

Bom, pra finalizar, umas palavrinhas da Kodama, publicado na pagina da Panini no Facebook:
" Por que "dos" e não "aos"? Traduzimos o título do japonês. E, em japonês, a partícula NO significa "posse", portando "dos titãs". Consultamos tradutores, licenciantes, assistimos ao animê, lemos o mangá até o capítulo atual e eu tenho certeza de que o título está adaptado corretamente, mesmo porque, ao seguirem a história muitos vão entender que não existe até o momento nenhuma possibilidade de se usar "aos". Percebi muitas pessoas criticando a partícula DOS devido a adaptação oficial do título para o inglês ATTACK ON TITAN. Já reparam que não está no plural TITANS? Isso é porque grande parte da história é sobre o universo todo (titãs e humanidade) conspirando contra um único titã. Está tudo nas mãos de um único titã. Ok, foi meio spoiler essa, mas a maioria das pessoas não entenderam que isso é um "subtítulo" muito poético. O certo e literal seria "Avanço dos Gigantes - Ataque ao Titã".

Enfim, acho que é isso... Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário